Doe Amor: confira o passo a passo para doar para o HSL através do IR

O HSL é referência para inúmeras áreas do Estado, com atendimentos remotos e presenciais, e procurado por pacientes de todas as regiões do Brasil, principalmente em áreas de alta complexidade. Com a natureza marista de cuidado, acolhimento e humanização, o São Lucas trabalha há quase 50 anos para oferecer um atendimento completo da emergência ao pós-alta a pacientes SUS de todo o Brasil, que recebem o mesmo tratamento oferecido a pacientes particulares e por convênio.

Por isso, estamos com um projeto especial de captação de recursos para ampliar ainda mais estes atendimentos: O Fundo Municipal do Idoso – FUMID é um fundo especial criado por autorização legislativa que tem por objetivo facilitar a captação, o repasse e a aplicação de recursos destinados ao desenvolvimento das ações de atendimento à pessoa idosa no Município de Porto Alegre. Entre esses projetos está a reforma completa do nosso bloco cirúrgico, que hoje já atende a milhares de idosos por ano em cirurgias completas e, com sua reestruturação, poderá realizar ainda mais procedimentos para esta população. E você pode contribuir com esta causa através de doações diretas ou de doação via imposto de renda.

Sua doação será destinada a modernizar os equipamentos e as instalações do Bloco Cirúrgico do HSL, que realiza milhares de cirurgias pelo SUS todos os anos. Com a reforma, será possível atender cerca de 140 cirurgias a mais em pacientes com idade acima de 60 anos, totalizando 330 cirurgias mensais de pacientes provenientes do Sistema. Pessoas Físicas que declaram pelo formulário completo/deduções legais, podem destinar diretamente na declaração do IR até 6% do Imposto devido para os projetos sociais do Hospital São Lucas da PUCRS. A destinação é fácil e sem custos, e pode ser feita tanto se tanto no IR a Pagar quanto no IR a Restituir. Para pessoas jurídicas que realizam a declaração pela modalidade Lucro Real, o valor destinado pode ser de até 1% do imposto a pagar.

Confira o passo a passo para realizar a destinação do IR diretamente na declaração:

1. DOAÇÃO

No programa da Receita Federal, após o preenchimento de toda a declaração de 2024, verifique o campo “Pagamentos” e selecione a opção “Doações Diretamente na Declaração”. Se não aparecer, selecione “Novo” e preencha conforme informado acima.

Escolha o tipo de doação e selecione “Estatuto da Pessoa Idosa” e escolha o “Fundo Municipal”; UF “RS – Rio Grande do Sul” e Município “Porto Alegre”.

No campo “Valor” digite o “Valor disponível para doação”, que é calculado pelo próprio programa e aparecerá no canto direito da tela.

2. IMPRESSÃO E PAGAMENTO

Entre na opção “Imprimir” e selecione o “DARF – Doações Diretamente na Declaração – ECA”. Efetue o pagamento do DARF de Doação até 31 de maio de 2024.

3. ENVIO DE DOCUMENTOS PARA QUE O HOSPITAL SÃO LUCAS DA PUCRS RECEBA A DOAÇÃO.

Para direcionar sua doação aos nossos projetos, é fundamental que você envie um e-mail para [email protected] contendo as seguintes informações:

- DARF de Doação
- Comprovante de pagamento do DARF.
- Seus dados: nome completo, CPF, endereço e telefone.
- No título do e-mail, escreva “Doação direcionada aos projetos do Hospital São Lucas da PUCRS”.
- Importante: o envio desse e-mail com os documentos e informações citadas acima é fundamental para que o seu recurso seja repassado do Fundo Municipal para o Hospital São Lucas da PUCRS. Muito obrigado!

Para saber mais informações sobre nosso projeto no Fundo Municipal do Idoso, acesse este link.

Já para saber outras formas de contribuir com a nossa missão, acesse aba aqui mesmo no nosso site, no canto superior direito.