A coloproctologia trata de doenças do intestino grosso, reto e ânus. No Brasil, essas condições, como o câncer colorretal e doenças anais são comuns, especialmente na região sul e sudeste. Com o aumento da expectativa de vida, a especialidade se torna ainda mais relevante, especialmente após os 40 anos.
O Hospital São Lucas da PUCRS oferece serviços de proctologia com os melhores especialistas, atuando há 38 anos na área. Somos pioneiros em colonoscopia, possuindo mais de três décadas de experiência. Além disso, contamos com um laboratório de fisiologia anorretal e somos referência regional no tratamento de doenças inflamatórias intestinais.
Nosso hospital oferece uma infraestrutura completa, incluindo exames de imagem e laboratório clínico. Com equipamentos modernos para endoscopia e cirurgia, atendemos às necessidades dos pacientes com precisão. Colaboramos com a radiologia para oferecer tecnologias avançadas de diagnóstico, como colonoscopia virtual e ressonância magnética.
Nossos profissionais estão ligados à PUCRS e lideram pesquisas na área, incluindo estudos moleculares do câncer colorretal. No Hospital São Lucas da PUCRS, priorizamos o cuidado completo e inovador para nossos pacientes. Agende já a sua consulta com um de nossos profissionais.
É o especialista que trata de doenças do ânus (hemorróidas, fissuras e fístulas anais) e doenças do reto e intestino grosso (tumores, divertículos, pólipos e doenças inflamatórias com retocolite ulcerativa e doença de Chron).
A causa mais frequente de sangramento na evacuação está relacionada a doenças benignas (hemorróidas), mas nunca é normal sangrar ao evacuar. Sempre procure um especialista para uma avaliação quando isso ocorrer. Doenças como o câncer também produzem sangramento.
Sim. Estilos de vida que envolvam dietas regradas com inclusão de fibras, exercícios físicos e tratamento de situações como a obesidade e diabetes ajudam a diminuir a incidência de doenças intestinais como o câncer. Além disso, aos 50 anos, todas as pessoas devem consultar um proctologista para realizar exames de natureza preventiva.
Existem diversas formulações disponíveis para o tratamento da constipação. Entretanto, o maior equívoco cometido é a automedicação antes de uma avaliação por um especialista. Alguns casos podem ser resolvidos inclusive sem o uso de laxantes.
A maioria das diarréias tem natureza infecciosa e são auto-limitadas, ou seja, melhoram em um intervalo entre 7 e 10 dias. Nos casos de cronicidade dos sintomas, devemos lembrar das doenças inflamatórias intestinais. Nessas situações, procure o especialista.
Não. O especialista no tratamento das doenças de próstata é o urologista.
Chefe do Serviço de Cardiologia do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) é reconhecido...
Especialista, diretor e pesquisador principal do Centro de Pesquisa em Oncologia do HSL da PUCRS,...
Coordenador da UTI do Hospital São Lucas da PUCRS destaca a importância de disseminar...
Época do final do ano costuma reduzir o número de doadores disponíveis, impactando...
Procedimento inovador e minimamente invasivo utiliza estímulos elétricos para regular...
Programa realizado em parceria com a PUCRS Carreiras está com inscrições abertas...
Eu estou bem feliz aqui. As enfermeiras, os médicos, os profissionais da limpeza, da hotelaria, os nutricionistas cuidam muito bem de mim. Um dia, conversando com a nutricionista Thais Scherer, eu notei o quão importante é o trabalho das pessoas que fazem o meu alimento. Depois disso, eu resolvi conhecer os cozinheiros e fazer uma carta em forma de agradecimento por todo o carinho que eles tiveram comigo.
Fui muito bem acolhido pela equipe de neurocirurgia. Vim para o hospital por que estava com um tumor na hipófise, o que comprometia a minha visão. Já na UTI eu estava com a visão recuperada, com a minha saúde e a minha vida. Então, meu muito obrigado a todos, incluindo a equipe de enfermagem, de técnicos, enfim, a todos que se envolveram comigo. Eles me acolheram de um forma tão grande que eu também me envolvi.
Depois de uma longa internação, pedi à equipe para pegar um ar livre e ver o sol. Com o pessoal da fisioterapia e com os Doutorzinhos ganhei um passeio na rua e foi muito legal, bem revigorante. A gente se divertiu muito.
Eu fui a vários lugares e minha dor continuava sempre. E eu, que não conseguia nem colocar o pé no chão, no dia seguinte à cirurgia já estava caminhando. Agradeço muito pela dedicação em minha cirurgia pulmonar.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
continuar e fechar