apresentação

A endoscopia é uma especialidade através da qual utiliza-se uma técnica que, por meio de um tubo flexível de fino calibre, com uma câmera em sua extremidade, investiga ao vivo em tempo real imagens das cavidades ocas do corpo.  A endoscopia digestiva contempla uma série de exames com os quais são possíveis realizar inúmeros diagnósticos das patologias do trato gastrointestinal, prevenção de doenças assim como realizar tratamento de diversas enfermidades sendo uma especialidade que envolve procedimentos diagnósticos e terapêuticos. Assim como a endoscopia digestiva, a endoscopia respiratória também permite tanto procedimentos diagnósticos quanto terapêuticos.

Os procedimentos endoscópicos são considerados procedimentos minimamente invasivos e estão entre as técnicas da medicina moderna que apresentaram maior progresso em precisão e complexidade ao longo dos últimos anos.

Prestamos assistência a pacientes ambulatoriais e internados e ofertamos plantão de sobreaviso em procedimentos endoscópicos de urgência e emergência durante as 24 h do dia.

Nossos diferenciais estão no conceituado corpo clínico (A maior proporção de médicos especialistas em endoscopia dos grandes serviços do Rio Grande do Sul), ambiente qualificado em segurança ao paciente (Todos os exames realizados com supervisão do anestesista em sala proporcionando maior segurança e conforto aos pacientes, rígidos processos de desinfecção e uso de acessórios descartáveis gerando ampla segurança para riscos biológicos) e equipamentos modernos (Imagens em alta definição, cromoscopias digitais e magnificação de imagem, propiciando o mais elevado nível de diagnósticos e terapêuticas).

O nosso serviço apresenta grande relevância no cenário endoscópico, com mais de 40 anos de história sendo responsável por influenciar e formação uma grande parcela dos endoscopistas gaúchos, sempre promovendo assistência qualificada associada a ensino, pesquisa e inovação. No ano de 2021 o Serviço de Endoscopia do Hospital São Lucas da PUCRS foi aprovado como Centro de Ensino e Treinamento da Sociedade Brasileira de Endoscopia (Sobed), condição esta concedida há apena três Hospitais no Sul do Brasil.

 

EXAMES

O serviço de Endoscopia do Hospital São Lucas da PUCRS oferece uma ampla gama de procedimentos na área endoscópica digestiva e respiratória tais como:

  • Endoscopia digestiva alta diagnóstica
  • Endoscopia digestiva alta terapêutica ( Biópsias, polipectomias , ressecções de lesões cancerígenas ou pré cancerígenas, dilatações endoscópicas, passagem de próteses autoexpansíveis, tratamento de úlceras e varizes esôfago-gástricas, passagens de sondas e retirada de corpos estranhos, tratamento de hemorragias digestivas entre outros).
  • Endoscopia para acessos enterais (Gastrostomias e jejunostomias endoscópicas)
  • Endoscopia bariátrica (Passagem de balão intragástrico e tratamento de complicações cirúrgicas)
  • - Colonoscopia diagnóstica
  • Colonoscopia terapêutica (Biópsias, polipectomias , ressecções de lesões cancerígenas ou pré cancerígenas, dilatações endoscópicas, passagem de próteses autoexpansíveis, retirada de corpos estranhos, tratamento de hemorragias digestivas entre outros).
  • Colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE): Tal procedimento tem por objetivo o diagnóstico e tratamento das patologias das vias biliares (retirada de cálculos, dilatações, biópsias e passagem de próteses biliares)
  • Broncoscopia flexível diagnóstica
  • Broncoscopia flexível terapêutica (Biópsias, lavados e dilatações)
  • Traqueostomia percutânea por broncoscopia

novidades em destaque

encontre seu médico