Relativização do cansaço: especialista explica quando se preocupar com o compartilhamento excessivo de memes na internet

Você já parou para pensar na relativização do desgaste emocional através do compartilhamento de memes na internet? Em uma sociedade do excesso, em que muitas vezes a população desempenha mais atividades do que é considerado um limite saudável, estudos indicam que cerca de 45% dos brasileiros se sentem sobrecarregados em relação às suas atividades laborais, à pressão dos estudos e aos desgastes de relacionamentos.  

Com isso, muitas pessoas recorrem ao compartilhamento de memes na internet como forma de aliviar o estresse, porém essa forma não é saudável para amenizar o sofrimento, segundo o neuropsicólogo do Hospital São Lucas da PUCRS, dr. Eduardo Leal. “Os memes utilizam de humor e ironia para representar situações difíceis as quais vivenciamos quando compartilhamos um meme. Isso gera uma série de reações no nosso cérebro como sentimento de prazer bem-estar de uma forma bastante acentuada, mas este forte prazer momentâneo pode mascarar os reais motivos deste problema”, explica.  

Leal explica que o compartilhamento de memes pode romantizar a exaustão emocional e não deve ser utilizado como a principal ferramenta de enfrentamento, pois existem estratégias eficazes que impactam a longo prazo em uma melhor qualidade de vida. “Manter a prática de exercícios físicos, uma alimentação saudável e adequada, uma noite de sono de qualidade e a psicoterapia são estratégias que ajudam a estabelecer os limites saudáveis”, complemente o especialista.  

Mais informações  

Se você já acorda cansado e se identifica com essa ação de enviar memes frequentemente, busque ajuda especializada. O Ambulatório de Psiquiatria do HSL é um espaço composto por uma equipe multiprofissional qualificada para diagnosticar, tratar e cuidar da saúde mental dos pacientes. Mais informações sobre o atendimento podem ser obtidas pelo número (51) 3320-2000 ou pelo e-mail [email protected].