Rede Marista encerra fase de escuta para a III Assembleia Internacional da Missão Marista

Os preparativos para a III Assembleia Internacional da Missão Marista (AIMM) seguem movimento o dia a dia das comunidades da Rede Marista. Nestas últimas semanas de março, foi encerrada a fase de escuta dos representantes da Província Marista Brasil Sul-Amazônia.

Essa fase de escuta provincial, que ocorreu de fevereiro a março de 2024, foi dinamizada com um grupo focal composto por integrantes de todas as frentes de missão. Relembre quem foram os participantes escolhidos.

Veja como foram divididos os encontros:

• 27/2 – Primeiro encontro (online) com a temática Somos família global.
  • 7/3 – Segundo encontro (híbrido) com as temáticas A missão marista hoje e Referenciais da Igreja e da sociedade.

Para Sernizia Correia, da Fraternidade Nossa Senhora da Glória, de Cruzeiro do Sul (AC), ter participado da fase de escuta é motivo de muito orgulho. “Fazer parte do grupo focal, representando tantas vozes, alertando sobre as urgências e emergências do nosso chão amazônico, nos enche de orgulho, alegria, audácia e, principalmente, de esperança para seguir com a missão! Levantar a voz dos nossos jovens, dos educadores, da Fraternidade Marista impulsiona o carisma em nosso meio”, reforça.

O decano da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), professor Éder Henriqson, também estava entre os nomeados para o grupo focal. Éder afirma que essa oportunidade o possibilitou enxergar a missão marista no mundo de forma mais ampla. “Foi uma honra participar desse trabalho, que tem altíssima relevância para a atuação marista. Revisar a missão possibilita uma reflexão sobre a própria missão marista no mundo. Participar desse grupo foi uma forma de me conectar com colegas que atuam em outras áreas, e isso me oferece uma visão mais ampla do todo, fortalece o senso de pertencimento e de compromisso com a missão”.

Além dos encontros realizados com o grupo, também ocorreu um momento de escuta nas comunidades de Irmãos e nos movimentos laicais – Movimento Champagnat da Família Marista e Movimento Farol. Na ocasião, havia um roteiro celebrativo para a condução do momento com duas principais perguntas:

• Quais são as frentes de missão que queremos inovar/ou fortalecer?
  • Quais os principais desafios a serem enfrentados?

Todas as frentes de missão também foram convidadas a estar em sintonia com a III AIMM, realizando momentos celebrativos sobre a temática que envolve o evento.

Síntese e sonhos

Os representantes da Província que participarão da III AIMM realizaram a síntese de todas as escutas que foram realizadas nesse período. Como tarefa para o evento internacional, eles tinham que compilar em três sonhos os desejos apontados pelos participantes.

Conheça agora quais são os sonhos da Província Marista Brasil Sul-Amazônia que serão levados para o evento. A III Assembleia Internacional da Missão Marista ocorre de 8 a 14 de abril, em Escorial, na Espanha.

1. Sonhamos com o desenvolvimento da ecologia integral | Intensificar nosso compromisso e nossa resposta com relação às questões ambientais e sociais, buscando meios para que nossa opção de cuidado com a casa comum e a vida planetária (em todas as suas formas) se torne concretude nas pessoas, nas comunidades e no ambiente.
  2. Sonhamos com o fortalecimento da solidariedade | Fortalecer as ações de solidariedade Marista, dando maior sentido à nossa opção evangelizadora de estar junto aos empobrecidos, e promovendo uma educação para a solidariedade.
  3. Sonhamos com a vitalidade da vocação marista | Ressignificar as formas de ser presença e cativar as infâncias e juventudes para a vivência do carisma, de modo especial na vida religiosa consagrada, garantindo a perenidade do Instituto Marista.