HISTÓRICO
Com o lançamento de sua pedra fundamental, o Hospital São Lucas foi concebido como uma instituição cristã, católica e marista por fazer parte da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Por essa razão, as sementes da humanização e evangelização estavam presentes desde naquele momento.
Desde a inauguração, em 1976, contou com a atuação de Irmãos Maristas, sacerdotes e religiosas bem como de leigos (as) e voluntários(as) junto aos usuários do então Hospital Universitário da PUCRS (HUP).
Ser voluntário em qualquer tempo e espaço é responder a um chamado para partilhar talentos humanos. Atualmente, o Voluntariado Marista tem como objetivo contribuir na construção da Cultura da Solidariedade, e está alinhado com a missão de evangelizar, segundo o carisma marista, formando cidadãos e cidadãs comprometidos/as com a promoção da vida.
NÚMERO DE PARTICIPANTES
100 voluntários
COMO POSSO ME TORNAR UM VOLUNTÁRIO
Se você é aluno(a), diplomado(a) ou colaborador(a) da PUCRS, contate o Centro de Pastoral e Solidariedade, para verificar o período de inscrições, ou fique atento ao site www.pucrs.br/pastoral. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3576 ou pelo e-mail [email protected]
Se você não possui vínculo com a PUCRS, pode entrar em contato diretamente com a Associação do Voluntariado e da Solidariedade (Avesol) pelo telefone (51) 3221-2318.
Venha conosco contribuir com a cultura da solidariedade!
CONTATO
Telefones: (51) 3320 -5070
E-mail: [email protected]
Analistas de Pastoral
Matheus Goulart Jardim - [email protected]
Jonathan dos Santos - [email protected]
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De segunda a quinta-feira, das 8h às 18h, e sexta-feira, das 8h às 17h.
CENTRAL DE VOLUNTARIADO
O programa voluntariado do Hospital São Lucas atualmente tem 10 projetos desenvolvidos que tem a participação de cerca de 100 voluntários provenientes da Comunidade de Porto Alegre e Universidade da PUCRS. Todos os projetos são realizados em horário de atendimento da Central do Voluntariado: De segunda a quinta-feira, das 8h às 18h, e sexta-feira, das 8h às 17h.
Caso tenha interesse em ser voluntário os projetos disponíveis são:
PROJETO BELEZA SOLIDÁRIA
Público beneficiado: Pacientes em geral
Objetivo: Tem como objetivo proporcionar aos pacientes internados condições humanizadas e dignas frente suas necessidades básicas de higiene e bem-estar.
Atuação: Projeto oferece corte de cabelo para pacientes que estão um longo período de internados. O profissional voluntário comparece uma vez na semana, no período de 2h semanais, e será conduzido pela líder do Serviço Social aos pacientes de longa permanência e aos pacientes oncológicos. O Projeto também conta com o apoio da equipe de enfermagem e da higienização da Unidade.
PROJETO CAMINHO SOLIDARIO
Público beneficiado: Pacientes, Familiares e Colaboradores.
Objetivo: Tem como objetivo ser presença solidária para pacientes, familiares e colaboradores.
Atuação: Atuar na organizaçãodas doações recebidas (roupas, calçados, objetos decorativos e outros utensílios) realizando a seleção e organização dos mesmos que serão disponibilizados no Brechó Solidário com três edições anuais. Toda a renda do brechó é revertida na compra de vales-refeições, destinados aos familiares de pacientes em situação de vulnerabilidade, bem como, na aquisição de material de higiene, fraldas e subsídio de materiais para os demais projetos.
PROJETO COMEÇAR DE NOVO “VOLUNTÁRIAS DA MAMA”
Público beneficiado: Mulheres em tratamento Oncológico
Objetivo: Tem como objetivo atender, apoiar e ser presença junto à pacientes em tratamento de câncer de mama e seus familiares.
Atuação: Visitar as pacientes no ambulatório e internação. O projeto conta com a confecção de órteses mamárias, almofadas corações e perucas. Aceita-se doação de cabelos para o banco de perucas.
PROJETO ESPIRITUALIDADE
Público beneficiado: Pacientes, Familiares, Cuidadores e Colaboradores
Objetivo: Tem como objetivo partilhar o amor de Deus, de forma incondicional e ecumênica, com pacientes, familiares, cuidadores e colaboradores. O projeto espiritualidade tem como fonte de inspiração a Parábola do Bom Samaritano (Lucas 10,29-37) que busca integrar Acolhida, Cuidado, Compaixão e Alegria
Atuação: Fazer visitas aos pacientes internados nas unidades de internação e quando solicitado em casos específico, prestar assistência espiritual para eles, familiares, acompanhantes e colaboradores.
OBS: Assistência Espiritual/ Religiosa na instituição é prestada a todos os pacientes em conformidade com seu credo religioso. Aos católicos será proposto os rituais dos sacramentos: Unção dos Enfermos, Sagrada Eucaristia, Reconciliação, Batismo. Assim, como membros de outras denominações podem receber atendimento do líder espiritual mediante solicitação.
PROJETO HISTÓRIAS DE VIDA
Público beneficiado: Pacientes internados
Objetivo: Tem como objetivo escutar o paciente a fim de perceber como ele está se sentindo no momento e como está enfrentando o tratamento; dar oportunidade para que o paciente possa contar sua história, compartilhar seus anseios, desejos, esperanças... procurar estabelecer um diálogo com o paciente, com um familiar ou acompanhante e ser uma presença amiga.
Atuação: Visitar os pacientes internados nas unidades de internação e os que estão fazendo hemodiálise, quimioterapia e radioterapia.
PROJETO MÚSICA E ALEGRIA
Público beneficiado: Pacientes internados, jovens de 15 a 30 anos, idosos acima de 60 anos e Pacientes da Hemodiálise, Radioterapia e Oncologia.
Objetivo: Tem como objetivo levar animação e música para os pacientes, familiares, colaboradores e demais clientes que circulam no ambiente hospitalar.
Atuação: Representar, através de diversos personagens, situações que inspiram alegria, vida, descontração, humanidade, entretenimento e principalmente, empatia com o outro, através da interação musical nos espaços do hospital, música ambiente nos espaços onde há circulação de pessoas.
PROJETO REIKI
Público beneficiado: Colaboradores
Objetivo: Tem como objetivo promover o bem-estar dos colaboradores proporcionando um equilíbrio mental, espiritual, emocional e físico.
Atuação: Restabelecer a conexão consigo mesmo e com sua essência através da fonte criadora existente dentro de si.
PROJETO RODA LIVROS
Público beneficiado: Colaboradores
Objetivo: Tem como objetivo estimular a cultura do conhecimento e promover aos colaboradores o acesso à leitura por meio de um acervo bibliográfico móvel “ Roda Livros”
Atuação: O “ Roda Livros” constitui-se em um carrinho adaptado com estantes para acomodar diversos livros, de diferentes gêneros literários. Ele fica disponível no segundo andar em frente ao acesso do restaurante dos colaboradores durante o período de almoço. Aceita-se doação de livros de leitura.
PROJETO VOLUNTÁRIOS ACOLHEDORES
Público beneficiado: Todas as pessoas que chegam ao HSL.
Objetivo:Tem como objetivo ser uma presença acolhedora para os pacientes, familiares, acompanhantes e demais clientes que chegam na instituição.
Atuação: Auxiliar o público quanto a localização dentro do hospital bem como, quando necessário, conduzi-lo até o local desejado. Atuação: Acolher e orientar as pessoas com informações e auxiliando no acesso ao hospital.
Acompanhamento com especialista é fundamental para acelerar a recuperação e...
Evento reúne executivos, gestores e profissionais da saúde a fim de estabelecer novos...
Acompanhamento com especialista é fundamental para acelerar a recuperação e...
Evento reúne executivos, gestores e profissionais da saúde a fim de estabelecer novos...
Conhecida como uma doença caracterizada por níveis elevados de glicose no sangue,...
Lei Geral de Proteção de Dados pode uma ser aliada na prevenção de fraudes,...
Epilepsia é uma das doenças neurológicas mais comuns e atinge cerca de 2...
Dr. Gustavo Carvalhal participou de um grupo de especialistas que revisou as novas...
Eu estou bem feliz aqui. As enfermeiras, os médicos, os profissionais da limpeza, da hotelaria, os nutricionistas cuidam muito bem de mim. Um dia, conversando com a nutricionista Thais Scherer, eu notei o quão importante é o trabalho das pessoas que fazem o meu alimento. Depois disso, eu resolvi conhecer os cozinheiros e fazer uma carta em forma de agradecimento por todo o carinho que eles tiveram comigo.
Fui muito bem acolhido pela equipe de neurocirurgia. Vim para o hospital por que estava com um tumor na hipófise, o que comprometia a minha visão. Já na UTI eu estava com a visão recuperada, com a minha saúde e a minha vida. Então, meu muito obrigado a todos, incluindo a equipe de enfermagem, de técnicos, enfim, a todos que se envolveram comigo. Eles me acolheram de um forma tão grande que eu também me envolvi.
Depois de uma longa internação, pedi à equipe para pegar um ar livre e ver o sol. Com o pessoal da fisioterapia e com os Doutorzinhos ganhei um passeio na rua e foi muito legal, bem revigorante. A gente se divertiu muito.
Eu fui a vários lugares e minha dor continuava sempre. E eu, que não conseguia nem colocar o pé no chão, no dia seguinte à cirurgia já estava caminhando. Agradeço muito pela dedicação em minha cirurgia pulmonar.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
continuar e fechar