::: Plano de Contingência ::: Atendimento Ambulatório e Emergência SUS

Última atualização | 22 de janeiro - 10h

Devido ao grave temporal que atingiu Porto Alegre e região no dia 16 de janeiro, o Hospital São Lucas da PUCRS segue um plano de contingência emergencial, principalmente em decorrência de problemas estruturais causados em nossa instituição.

Com o forte volume de água e com as rajadas de vento, o hospital sofreu danos com leitos que tiveram sua estrutura comprometida - o que demandou a realocação de pacientes, todos em segurança - além de destelhamento em diversos pontos.

Nossas equipes estão atuando em uma grande força tarefa para reparação dos espaços, assim como realocando consultas e procedimentos dos pacientes com cuidado e segurança. Além disso, as equipes de apoio seguem avaliando detalhadamente todos os danos para providenciar os reparos necessários o mais breve possível.

Desta forma, informamos que as consultas, infusões e procedimentos vinculados ao Ambulatório SUS - local que sofreu maior dano devido ao destelhamento e alagamento - estão sendo cancelados e serão reagendados conforme a organização do novo espaço de atendimento, que será informado em breve. Reforçamos que pacientes que tiverem alguma consulta ou procedimento cancelado, aguarde o contato do Hospital São Lucas para maiores esclarecimentos sobre a remarcação.

Além disso, seguimos orientando que os pacientes procurem a emergência do hospital apenas em caso de risco de morte e/ou urgência máxima, pois o prédio em que a emergência encontra-se localizada está, temporiariamente, interditado.

Agradecemos a compreensão de todos e reiteiramos que as equipes seguem dedicadas e empenhadas para que a realocação dos atendimentos seja realizada da forma mais breve possível para que, assim, todo fluxo ambulatorial SUS seja normalizado.