Março azul marinho: campanha de conscientização e prevenção esclarece dúvidas sobre câncer colorretal
O mês de março é marcado pela cor azul marinho devido à campanha de conscientização e prevenção sobre o câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 41 mil novos casos são diagnosticados por ano no Brasil, além de ser o segundo tipo de câncer mais comum tanto em homens quanto mulheres e a terceira doença que mais causa óbitos no país.
Os principais sintomas relacionados ao câncer colorretal são: sangue nas fezes, dor ou desconforto abdominal, anemia e perda de peso sem causa aparente. O diagnóstico precoce da doença é uma estratégia que possibilita encontrar um tumor ainda em fase inicial e proporciona maior chance de tratamento. O câncer colorretal tem origem no intestino grosso e também no reto, região final do trato digestivo e anterior ao ânus.
Para o gastroenterologista do Hospital São Lucas da PUCRS, Dr. Ari Leão, a patologia pode ser prevenida. “Trata-se de um câncer altamente prevenível e as principais sociedades mundiais recomendam que, a partir dos 45 anos de idade, se inicie a prevenção dessa doença por meio do exame de colonoscopia, que é a análise mais efetiva para prevenção, pois permite a avaliação do intestino grosso em busca de lesões que, se existirem, serão analisadas por meio de biópsia”, explica. “Junte-se ao Março Azul Marinho, procure seu médico e previna-se", complementa Leão.
Mais informações
O Serviço de Endoscopia do Hospital São Lucas conta com uma equipe multiprofissional e preparada para auxiliar os pacientes na prevenção de doenças como o câncer colorretal. Informações sobre consultas e agendamentos podem ser obtidas pelo telefone (51) 3200.3000 (WhatsApp).