MAL SÚBITO: ENTENDA O QUE PODE PROVOCAR A MORTE SÚBITA, INCLUSIVE EM ATLETAS
A morte súbita, ou seja, que ocorre de forma inesperada e rápida, pode acontecer com qualquer pessoa independente de sua faixa etária. Muito embora seja mais comum em idosos, as crianças, jovens adultos e até mesmo atletas não estão isentos do risco.
No dia 31 de julho de 2022, o empresário João Paulo Diniz, então com 58 anos, teve um mal súbito e faleceu. Praticante de várias modalidades esportivas, incluindo o triatlo - da qual participou de uma prova um dia antes - Diniz teria sofrido um infarto fulminante após sair para correr e já era portador de uma doença congênita no coração.
A morte do empresário acende um alerta para o mal que pode acometer pessoas jovens e outras mais velhas, por diferentes motivos. Quem traz mais detalhes é a cardiologista do + Cardio do HSL, Dra. Jéssica Willes.
A especialista afirma que, abaixo dos 35 anos, a principal causa da morte súbita de origem cardíaca é relacionada à miocardiopatia hipertrófica e a fatores genéticos. Já na população acima desta idade, a principal causa está relacionada à doença artereosclerótica coronariana. “Mesmo em subpopulações específicas, como aquelas que prarticam exercícios regularmente, incluindo atletas de alta performance, esse é um grande fator de risco e que merece avaliações periódicas com um cardiologista”.
Por isso, deixamos aqui o alerta: procure um especialista e não deixe de colocar a saúde do seu coração em dia. No HSL, contamos com o + Cardio, um modelo completo de assistência ao coração, 24 horas por dia, da emergência ao pós alta.
Saiba mais neste link.