CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA MARCA O ENCERRAMENTO DO 3° CAPÍTULO PROVINCIAL
O 3° Capítulo Provincial da Província Marista Brasil Sul-Amazônia/Rede Marista foi encerrado nesta sexta-feira, 26/11. Durante quatro dias, os Irmãos Capitulares estiveram reunidos no Recanto Marista Medianeira para traçar os rumos da instituição para os próximos três anos.
Como resultado das reflexões e discussões foram aprovadas duas prioridades para o próximo Triênio: Identidade do Ser Irmão e Solidariedade e Cuidado com a Vida. Saiba mais:
1ª Prioridade: IDENTIDADE DO SER IRMÃO
Fortalecer a nossa identidade de Religiosos Consagrados Maristas, como comunidade de fé, alicerçada na vida fraterna, na espiritualidade e na missão, com ousadia e esperança, respondendo aos sinais dos tempos.
Pontos de atenção
Cultura vocacional: Assumir a corresponsabilidade com a promoção das vocações.
Animação Vocacional: Fortalecer o plano de formação, acompanhamento e animação.
Formação permanente: Acompanhar e cuidar dos irmãos e das comunidades, com a implantação do plano de formação.
Familiares dos Irmãos: Oportunizar formação e vivência do carisma marista.
2ª Prioridade: SOLIDARIEDADE E CUIDADO COM A VIDA
Fortalecer, em rede, a cultura da solidariedade, em vista da transformação social, da promoção dos direitos humanos e do cuidado da casa comum, colaborando na construção do Reino de Deus.
Pontos de atenção
Projetos Sustentáveis: Estimular projetos sustentáveis nas dimensões humana, financeira, ambiental e carismática, em todos os espaços de missão.
Região Amazônica: Criar e implementar um projeto estratégico para a missão marista na Amazônia.
Outros pontos de atenção:
Carisma: Aprimorar o conhecimento e a vivência do carisma marista em nossos espaços de missão.
Vocação Laical: Apoiar itinerários formativos e vocacionais com os leigos/as maristas.
Integralidade da Pessoa: Potencializar o desenvolvimento integral da pessoa e seu protagonismo.
Durante o encerramento da aprovação das prioridades, o Irmão Sylvain Romuald Ramandimbiarisoa, Conselheiro Geral do Instituto Marista, reforçou que o trabalho voltado para esses pontos será muito importante para a vitalidade do carisma marista. “Somos instigados a pensar: o que Deus espera de nós? O que Ele quer que sejamos? Vocês elegeram como primeira prioridade o cuidado com o ser, e depois a formação permanente, isso reflete o quanto nossas ações precisam se voltar primeiramente para a interioridade do ser para posteriormente agirmos com coerência e responsabilidade”, avaliou.
Uma nova gestão para a Província
Durante o 3° Capítulo também foi eleito o novo Conselho Provincial. Os Irmãos Danilo Correia Bezerra, Dionísio Roberto Rodrigues, José Carlos da Silva Bittencourt, Manuir José Mentges e Miguel Antonio Orlandi acompanharão o Provincial Ir. Deivis Alexandre Fischer no próximo triênio.
“Dialogarmos, sonharmos juntos... isso faz parte do processo sinodal. Todos nós precisamos nos engajar: Irmãos, Leigos/as, colaboradores/as são corresponsáveis pela missão, e, por isso, nós somos a mensagem do Capítulo. São as nossas ações cotidianas que irão concretizar todas as prioridades”, avaliou o Irmão Deivis. “A Província Marista Brasil Sul-Amazônia somos todos nós!”, enfatizou.
O Capítulo Provincial foi encerrado com missa solene, na qual também foi realizada a renovação de votos temporários dos Irmãos Antonio Rai Costa de Menezes, Donavan Farias Machado, Luciano Taminski e Matheus da Silva Martins.