VIII Jornada do Serviço de Controle de Infecção e Infectologia aborda temas para atualização profissional
O Serviço de Controle de Infecção e o Serviço de Infectologia do Hospital São Lucas da PUCRS realizou nesta sexta-feira, 25, a VIII Jornada do Serviço de Controle de Infecção e Infectologia. O evento teve como foco a discussão dos desafios diários dos profissionais que garantem a assistência segura aos pacientes e abordou temas como a trajetória do paciente cirúrgico, a prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), o papel do ambiente na transmissão de microrganismos e o HIV na atualidade.
As palestras foram ministradas por colaboradores do HSL e profissionais externos que são referência na área. Para o coordenador da Comissão de Controle de Infecção, Diego Falci, o evento serviu como uma atualização profissional. “No evento, pudemos revisar diversos temas de importância para o setor de controle de infecção de infectologia e provemos conhecimento para os profissionais das áreas”, ressaltou.
“A jornada nos proporcionou trocar experiências com as áreas de interface e com outros profissionais que podem agregar muito no conhecimento e no estabelecimento das práticas dentro das instituições. Observamos a importãncia do tema, porque tivemos a participação de diversas áreas do Rio Grande do Sul e ficamos felizes de ver profissionais de Bagé, por exemplo, vindo prestigiar o nosso evento”, completou a coordenadora do Serviço de Controle de Infecção do HSL, Ariane Monteiro.
A enfermeira do Controle de Infecção da Santa Casa de Caridade de Bagé, Letícia Bruni, disse que procurou a VIII Jornada do Serviço de Controle de Infecção e Infectologia para atualizar seus conhecimentos. “Nossos hospitais lá da fronteira são pequenos e temos o Hospital São Lucas da PUCRS como referência para melhorar a qualidade da assistência”, finalizou.