Urologia feminina: saiba quando mulheres devem procurar um profissional da área

A infecção urinária isolada ou por repetição é uma das diversas doenças do sistema urinário que devem levar as mulheres à procura de um tratamento com um médico urologista. Além disso, as principais causas de necessidade de consultas urológicas para o público feminino são: prolapsos de órgãos pélvicos (bexiga caída) e cistite, entre outras.

No trato urinário, a bactéria Escherichia coli, causadora da infecção, pode afetar a uretra, a bexiga ou os rins de homens, crianças e mulheres, que têm mais probabilidade de contrair a doença. Ardência ao urinar, necessidade de urinar frequentemente, dor na bexiga, febre e, em casos mais graves, sangue na urina são alguns sintomas relatados por pacientes.

A urologista do Hospital São Lucas da PUCRS, Dra. Franscine Carvalho, ressalta que dificuldade ao urinar e incontinência urinária são outras condições acompanhadas em consultório. “A ideia de que somente homens consultam com urologistas é coisa do passado. Nossa equipe está pronta para atender mulheres e ajudá-las no que for preciso”, destaca.

Mais informações

O HSL conta com um Centro de Urologia, localizado no térreo do Centro Clínico, onde são realizados atendimentos de urgência e eletivos, exames diagnósticos em urologia e procedimentos ambulatoriais como tratamento de HPV, sondagem da via urinária e curativos específicos. O atendimento acontece tanto em nível ambulatorial, quanto hospitalar. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320-3200, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e, aos sábados, das 7h às 13h.