UMBRASIL LANÇA O RELATÓRIO SOCIAL DO BRASIL MARISTA 2021

A União Marista do Brasil (Umbrasil) lançou no dia12/9 o Relatório Social do Brasil Marista 2021. A publicação contém informações sobre a atuação marista nas áreas de Educação Básica, Educação Superior, Solidariedade, Saúde, Responsabilidade Ambiental, Evangelização, Direitos Humanos, Editorial, Voluntariado, Riscos e Compliance, Representação Institucional e Patrimônio Histórico e Espiritual Marista, além de informações de base contábil, gerencial, econômica e social. Para esse ano, foi criada a aba expansão da missão, com as novidades mais expressivas nas frentes de atuação.

No exercício 2021, no território brasileiro, cerca de 155 mil estudantes, entre crianças, jovens e adultos, tiveram acesso à educação de qualidade nas 94 escolas de Ensino Básico e nas nove unidades de Ensino Superior, que estão distribuídas em 26 estados e no Distrito Federal. Com investimento de mais de R$ 100 milhões na educação, saúde e solidariedade e assistência social, o Brasil Marista acredita na sua contribuição para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna para todos.

Para o Irmão José Augusto Júnior, Diretor-Presidente da Umbrasil, o Relatório é um importante instrumento de divulgação da missão Marista: “crescemos com novas iniciativas, planejamento e estratégias, sempre com o compromisso social e mantendo os valores que nos fizeram chegar até aqui: solidariedade, espírito de família, espiritualidade, interculturalidade, simplicidade, amor ao trabalho e presença", reforça.

O Pacto Educativo Global nas iniciativas do Brasil Marista

Desde 2019, o Papa Francisco faz um chamado contundente relacionado ao futuro das gerações jovens. Após muitos diálogos e estudos, ele divulgou o Pacto Educativo Global para o mundo. Como Maristas de Champagnat, nós também vemos o Pacto Educativo Global como uma oportunidade de fortalecer a nossa missão, pois é na Educação que habita a nossa esperança.

O Relatório Social 2021 tem como tema central o Pacto Educativo Global e sintetiza em diversos projetos como os maristas do Brasil contribuem para a concretização desse importante projeto mundial. "O Relatório nos mostra o quanto as diferentes formas de atuação contribuem para colocarmos a pessoa em primeiro lugar no processo educativo e olharmos de forma integral para a nossa Casa Comum. Esse é o grande legado marista para o Pacto Educativo Global: o desenvolvimento de um trabalho coletivo, que olha para a dignidade da pessoa humana e que promove esperança em todos os lugares nos quais se desenvolve", afirma o Provincial e Presidente da Rede Marista, Ir. Deivis Fischer.

Faça o download do relatório aqui