Síndrome da Pessoa Rígida: doença afeta uma a cada um milhão pessoas no mundo e provoca rigidez muscular

Uma doença rara que acomete uma a cada um milhão de pessoas no mundo, a Síndrome de Stiff Person, também conhecida como Síndrome da Pessoa Rígida, provoca rigidez muscular e espasmos progressivos em pessoas acima de 20 a 50 anos de idade, tendo como maior foco o público feminino. A patologia tem origem autoimune e pode estar associada a doenças autoimunes sistêmicas, como diabetes tipo 1 e vitiligo, pois os pacientes com mais de um diagnóstico têm mais probabilidade de obter Stiff Person.

Os principais sintomas ocasionados pela doença são rigidez muscular progressiva – que costuma iniciar na região lombar e se desencadear para os membros superiores –, espasmos musculares agudos, dor e incapacidade de mobilidade. De acordo com a neurologista do Centro de Tratamento de Doenças Autoimunes, Bruna Klein da Costa, o diagnóstico é a principal dificuldade enfrentada, pois não existe um exame específico para localizar a doença, então é preciso investigar outras doenças para que se possa descartá-las e confirmar a síndrome.

Por não ter cura, a especialista destaca que é importante procurar atendimento clínico no início dos sintomas da patologia. “A partir disso, são realizados exames clínicos, de sangue e de imagem, como eletroneuromiografia por exemplo, assim como dosagem de anticorpos e testes terapêuticos”, explica. Após a confirmação do diagnóstico, cada paciente terá um tratamento individualizado, pois as formas de procedimento vão depender dos sintomas e da gravidade de cada caso. “Em geral, os tratamentos propostos visam contratar os sintomas e melhorar a capacidade de mobilização do paciente. Normalmente são receitados remédios para alívio dos sintomas, os pacientes são encaminhados para a reabilitação e prescrita a infusão de imunossupressores”, completa.

Bruna ressalta, ainda, que por ser uma doença rara, é importante consultar em um centro especializado em doenças autoimunes. “O diagnóstico da patologia costuma se dar pela experiência e especialização médica sobre o caso, então requer muita análise e conhecimento para saber descartar outras doenças autoimunes”, finaliza.

Equipe multidisciplinar de cuidados

O Centro de Tratamento de Doenças Autoimunes do HSL conta com uma equipe multidisciplinar com profissionais renomados da área de Dermatologia, Reumatologia, Neurologia, Pneumologia e Gastroenterologia. Com ampla experiência, os especialistas realizam o tratamento de doenças como esclerose múltipla, psoríase, artrite reumatoide, vitiligo, doença de Crohn, lúpus e espondilite anquilosante, entre outras. Além da estrutura para consultas e exames específicos, o espaço possui um espaço para infusão ou aplicação subcutânea de medicamentos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320-3868 ou pelo WhatsApp (51) 98502-1128.