Setembro Roxo: conheça os sintomas e tipos de tratamento do câncer de pâncreas

A campanha de conscientização e prevenção Setembro Roxo alerta o público sobre o câncer de pâncreas, um dos tipos mais agressivos da doença. Embora não seja prevalente, o tumor ocorre, geralmente, em pessoas com idade superior a 60 anos e tem alto índice de letalidade, ou seja, grande possibilidade de má evolução do quadro do paciente.

Entre os principais sintomas que caracterizam a doença estão: icterícia (pele amarelada), urina escura e, às vezes, fezes claras. Além disso, o paciente pode sentir desconforto abdominal, dificuldade de digestão e emagrecimento. Segundo Hamilton Petry de Souza, cirurgião do Hospital São Lucas da PUCRS, o tipo de tratamento que pode permitir a cura do paciente é feito por meio de cirurgia. “O diagnóstico é feito por meio da avaliação médica e realização de exames de imagem, como tomografia e ressonância magnética, para que seja possível observar se o paciente pode ser enquadrado na possibilidade de operação”, explica.

O especialista destaca que apenas cerca de 20% dos pacientes com câncer de pâncreas conseguem realizar o procedimento cirúrgico e alerta para a importância do diagnóstico precoce. Diferente dos outros tipos de câncer, o de pâncreas não possui fatores determinantes para justificar a doença. Contudo, existem situações que podem estar relacionadas a ele, como fumo, álcool, síndromes genéticas e pancreatite crônica genética.

“A maioria dos pacientes chega em consultório com a doença já avançada, porque o quadro é sútil e, quando começamos a investigar, já encontramos o tumor em estado crítico”, ressalta. “Nós, do Corpo Clínico do Hospital São Lucas, estamos à disposição de todos para atender doenças em geral do aparelho digestivo e, especificamente, relacionadas às doenças pancreáticas”, finaliza.

Mais informações

O Serviço de Oncologia do Hospital São Lucas da PUCRS visa prestar assistência integral e humanizada ao paciente oncológico. O tratamento é realizado de forma multidisciplinar e integrada, abrangendo profissionais de diversas especialidades. O Centro de Oncologia do HSL/Grupo Oncoclínicas conta com unidade de quimioterapia e consultórios médicos para tratamento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320-3200, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e, aos sábados, das 7h às 13h.