Setembro Amarelo: campanha anual reforça a importância do diálogo sobre prevenção ao suicídio

O dia 10 de setembro é marcado pelo Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, uma iniciativa que acontece anualmente por meio da campanha Setembro Amarelo. Em 2023, a temática do evento é “Se precisar, peça ajuda!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas. No Hospital São Lucas da PUCRS, uma série de atividades voltadas aos colaboradores estão acontecendo como decorações alusivas e palestras sobre saúde mental e segurança psicológica. 

O suicídio é um assunto de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou doenças oncológicas. No Brasil, 12,6% por cada 100 mil homens em comparação com 5,4% por cada 100 mil mulheres, morrem devido ao suicídio. As taxas entre os homens são geralmente mais altas em países de alta renda (16,6% por 100 mil). Para as mulheres, as taxas de suicídio mais altas são encontradas em países de baixa-média renda (7,1% por 100 mil). 

A psiquiatra do HSL PUCRS, Ana Sfoggia, explica que falar sobre suicídio é uma oportunidade de oferecer ajuda, de ouvir e acolher a pessoa que está em sofrimento. “Existe uma regra prática que é a sigla ROC, que significa: repare os sinais, ouça com atenção e sem julgamentos, e conduza a pessoa a um serviço médico”, aborda a especialista.  

Saiba mais 

O Serviço de Psiquiatria do Hospital São Lucas da PUCRS foi fundado em 1975, sendo integrado por um amplo corpo clínico com diversas expertises de formação. Atuando em diversos setores dentro do HSL, os psiquiatras destacam-se por uma consistente formação em psiquiatria clínica aliada a uma visão de cuidado integrado, que incorpora conceitos de diversas escolas de saberes, como a psicofarmacologia e a psicanálise. Mais informações sobre consultas e agendamentos podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320-3000.