Rinite alérgica e conjuntivite: saiba quais são as alergias que podem chegar junto com a primavera

Com a chegada do mês de setembro, aproxima-se também a primavera, a estação das flores e a época em que ocorrem os casos mais críticos das doenças alérgicas e respiratórias. Devido ao pólen das flores e a maior presença de alergênicos do meio ambiente no ar, podem ser relatadas alergias respiratórias como rinite alérgica, bronquite e asma.

Os principais sintomas que aparecem em relação às rinites são espirros, coceiras na mucosa nasal e a presença de coriza e secreção translúcida pelo nariz. Apesar de não serem respiratórias, as alergias de pele também fazem parte de uma tendência alérgica. A conjuntivite, que causa vermelhidão nos olhos e prurido, e a dermatite atópica, em que ocorre ressecamento da pele e lesões, são as doenças de pele que têm um considerável número de casos na primavera.
Esse aumento no índice de dermatite atópica também acontece no inverno, segundo a Dra. Vanessa Santos Cunha, dermatologista do Hospital São Lucas da PUCRS. “Nesta estação, começamos a tomar banhos mais quentes e o uso da água com temperatura elevada diminui a quantidade de oleosidade da pele, pois remove mais a gordura natural que possuímos”, explica.

A especialista destaca que para cada tipo de alergia é indicado um tipo de tratamento. Por isso, é importante observar os sintomas e procurar auxílio médico para evitar desconforto. Mais informações sobre consultas e agendamentos no Hospital São Lucas da PUCRS podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320-3200, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e, aos sábados, das 7h às 13h.

Dicas para evitar alergias
- Tomar banho em temperatura morna
- Evitar banhos quentes e longos
- Escolher sabonetes específicos e que não agridam a pele
- Utilizar hidratantes apropriados para cada tipo de pele após o banho
- Lavar o nariz com soro fisiológico
- Estender roupas para secar no sol a fim de eliminar microrganismos (ácaros)
- Evitar utilizar carpetes, cortinas e brinquedos de pelúcia em muita quantidade