REDE MARISTA CELEBRA DIA DE CHAMPAGNAT COM OLHAR SENSÍVEL PARA OS AFETADOS PELAS ENCHENTES NO RS

No dia 6/6, celebramos o Dia de Champagnat, fundador do Instituto Marista. Orientado pela busca de um mundo mais justo e fraterno, ele foi exemplo de amor e solidariedade, unindo corações e mentes à mesma missão. Hoje, maristas de Champagnat espalhados por todo o mundo são continuadores/as de sua obra.

Com Champagnat, aprendemos que é preciso estar atento às necessidades de nosso tempo, atuando sempre a favor do bem comum. Por isso, neste 2024, celebramos a história de vida do nosso fundador reafirmando o  compromisso com a solidariedade, a justiça social e a empatia.

Inspirados por essas ações, convidamos para um olhar sensível e solidário, em especial, para as milhares de pessoas atingidas pelas enchentes que devastaram mais de 460 cidades no Rio Grande do Sul.  Neste momento de grande dificuldade, a Rede Marista reforça o propósito de sua campanha emergencial solidária de atender ao chamado das tantas vidas que precisam de proteção e cuidados.

Como nos ensinou no Champagnat, para ajudar aqueles que mais precisam, “que não haja entre vós senão um mesmo coração e um mesmo espírito".

Champagnat nos ensina a permanecer de pé

Ao visitar, nos últimos dias, unidades maristas atingidas pelas enchentes, o Provincial da Província Marista Brasil Sul-Amazônia, Ir. Deivis Fischer, presenciou uma cena dura mas bastante simbólica para o momento. O Centro Social Marista Nossa Senhora Aparecida das Águas, localizado no bairro Arquipélago, em Porto Alegre, estava completamente alagado, como tantas outras localidades. No pátio, uma estátua de São Marcelino Champagnat, com água até a cintura, permanecia de pé, mesmo em um cenário de desoladora destruição, como que transmitindo uma mensagem.

Ao contemplar São Marcelino Champagnat, cuja imagem 'estava lá, de pé' – como sinal do Marcelino que viveu, desde a infância, uma realidade que exigiu bastante resiliência, amor e constância –, inspiremo-nos a buscar a força necessária, que vem de Deus, a ser resilientes e a seguir, com fé e esperança, o nosso peregrinar”, ressaltou o Provincial. Confira o pronunciamento completo aqui, em carta à comunidade marista.

Abordando um contexto geográfico mais amplo de complexidades naturais e sociais, que envolve o Rio Grande do Sul e outras localidades do mundo, o Superior Geral do Instituto Marista, Ir. Ernesto Sánchez Barba, destacou a importância da solidariedade para superarmos as dificuldades do momento.

“(...) Estamos felizes em saber que muitos Maristas de Champagnat, irmãos, leigos e leigas, estão ajudando de maneira solidária. Todos somos convidados a nos conectar com o sofrimento de tantas pessoas e a oferecer apoio, motivados pelo carisma Marista que recebemos como um dom”, ressaltou a principal liderança marista no mundo. Confira a declaração completa neste link.

SAIBA COMO AJUDAR

Todos aqueles que desejarem ajudar as pessoas afetadas pelas enchentes no RS podem contribuir por meio doações em dinheiro ou de itens gerais (materiais de higiene e limpeza) na campanha da Rede Marista. Além disso, o trabalho voluntário também é importante.

Doações em dinheiro

As contribuições financeiras, em qualquer valor, podem ser endereçadas à chave Pix [email protected] ou no QR Code abaixo. O valor arrecadado será destinado ao apoio na reconstrução das vidas dos afetados por essa tragédia e para a continuidade da missão marista nos territórios impactados.

Doações de itens

Diversas unidades maristas do Estado são pontos de coleta para doações. Neste momento, os itens prioritários são, em geral, materiais de higiene e limpeza. Atualizações das necessidades são divulgadas no Instagram @socialmarista e nas páginas de cada unidade na rede social. Recomendamos a verificação desses canais antes da doação.

Voluntariado

Além de contribuir via doações, aqueles que desejarem podem ajudar como voluntários nas unidades maristas. No momento, a necessidade de atuação voluntária é para o centro marista de distribuição de donativos localizado em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Veja abaixo a localização exata e como ajudar:

• Centro de distribuição de donativos

Endereço: Rua Senador Salgado Filho, 8326 - Jardim Krahe, Viamão – RS.
    Atividades: recebimento e organização de donativos.
    Como participar: inscreva-se neste link.
    Importante: após a inscrição, aguarde o contato da equipe responsável, via WhatsApp ou telefone, para confirmar participação.

Pelo exemplo de Champagnat, a atuação solidária faz parte da essência marista. Participe dessa corrente pelo bem comum e ajude aqueles que mais precisam.