Quaresma: olhar fraterno para a vida

A Quaresma – compreendida pela espiritualidade cristã católica como os quarenta dias que antecedem a Páscoa – provoca-nos a tomar atitudes que aproximem nosso projeto de vida da vivência do amor de Deus. Unindo-nos em fraternidade e cuidado amoroso, somos despertados para a compaixão, discernimento e para o perdão. É o convite para rever nossas opções cotidianas no desejo de torná-las mais geradoras de vida, inspirados na experiência que Jesus fez no deserto.

Em sua mensagem para a Quaresma de 2023, o Papa Francisco reflete sobre a subida de Jesus com os discípulos ao Monte Tabor fazendo uma referência a caminhada sinodal da Igreja. Segundo o Pontífice, “a Quaresma é tempo de graça na medida em que nos pusermos à escuta d’Ele", afirma.   

Para Francisco, “a escuta de Cristo passa também através da escuta dos irmãos e irmãs na Igreja”. Que neste tempo quaresmal, possamos abrir nossos corações para escutar o clamor daqueles que mais necessitam e nos preparamos para viver a Páscoa com fé e esperança iluminados pela vida nova que significa a ressureição de Cristo. 

Olhar fraterno para a vida 

A Quaresma também dá início à Campanha da Fraternidade. Realizada anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 2023 ela terá como tema: Fraternidade e Fome. Iluminada pelo lema “Dai-lhe vós mesmos de comer" (Mateus 14,16), a iniciativa deseja buscar no testemunho de Jesus, que nunca foi indiferente aos flagelos sociais, a inspiração para transformar a realidade no Brasil, de modo especial em relação à situação da fome.

Em 2023, é a terceira vez que a temática da fome é pautada pela Campanha da Fraternidade (1975, 1985, 2023). Acesse o site oficial da CF e saiba mais detalhes sobre as inciativas que estão sendo realizadas em todo o Brasil.