Para além do tratamento: Hospital São Lucas, Grupo Oncoclínicas e Espaço Débora Zago acolhem pacientes oncológicas do SUS com ações de beleza e autoestima

Como forma de acolhimento e cuidado durante o tratamento, o Centro de Oncologia do Hospital São Lucas da PUCRS/Grupo Oncoclínicas e o Espaço Débora Zago realizaram um momento para renovar a autoestima de mulheres que lutam contra o câncer nesta semana. A ação aconteceu no Espaço Débora Zago e, na oportunidade, pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que fazem tratamento no HSL, foram agraciadas com corte de cabelo, escova, design de sobrancelha, maquiagem, manicure, pedicure, hidratação facial e massagem, durante um dia de beleza.   

"Durante o tratamento oncológico, a autoestima, principalmente das mulheres, acaba sendo prejudicada, seja pela perda de cabelo, pela fraqueza, perda das unhas, pela pele seca ou até com surgimento de manchas. Por isso, essa ação foi um momento de reconexão com a autoestima e a presença feminina através de uma massagem, de fazer unhas e de cuidar das sobrancelhas, por exemplo”, afirmou a diretora assistencial do HSL, Simone Ventura.   
 
Amanda Gomes da Silva, paciente oncológica do HSL, conta que se sentiu emocionada com o convite e que participar desse momento foi gratificante. “Esse foi um dia que pudemos nos olhar de uma outra forma em meio a um tratamento que é doloroso e difícil, por isso ser lembrada para participar da ação foi muito especial”, relatou. Para Débora Zago, proprietária do salão que leva o seu nome, contribuir de alguma forma com as pacientes é uma oportunidade de mostrar que a beleza não se apaga. “Esse projeto nasceu como um desejo de mostrar que essas mulheres são mais fortes do que qualquer desafio que a vida possa lançar em seu caminho. A jornada pode ser difícil, mas sua força interior é mais poderosa do que qualquer doença”, destacou.