Outubro Rosa: especialista explica os sintomas do chemobrain

Redução de memória, dificuldade de raciocínio, falta de foco em tarefas diárias e problemas de concentração. Esses são os sintomas relatados por até 75% dos pacientes que fazem ou passam pelo tratamento de quimioterapia. Esse fenômeno é chamado pelos especialistas de chemobrain ou chemofog e é considerado um conjunto de sintomas que afetam os pacientes até seis meses após o fim do procedimento oncológico.

Apesar de se estudar o chemobrain relacionado, principalmente, ao câncer de mama, o fenômeno pode afetar tanto homens quanto mulheres com diferentes tipos da doença. Segundo a coordenadora técnica do Centro de Oncologia do Hospital São Lucas da PUCRS/Grupo Oncoclínicas, Fabiana Viola, as causas do chemobrain ainda estão sendo estudadas, mas o que pode ser afirmado é que são ligadas a questões multifatoriais. “O que sabemos é que ele está relacionado com fatores próprios do paciente, como questões emocionais de ansiedade ou estresse, com todo processo envolvido no tratamento de quimioterapia e ao próprio tumor”, afirma.

A especialista explica que embora não exista tratamento específico para o quadro, cuidados de rotina como fazer uma dieta saudável e realizar exercício físico diariamente podem minimizar os efeitos do chemobrain. “Se os sintomas persistirem por mais de seis meses, é importante que o paciente procure seu médico para que ele possa avaliar o encaminhamento a um neurologista”, pontua.