NOVEMBRO AZUL ABORDA A IMPORTÂNCIA DOS CUIDADOS COM A SAÚDE DOS HOMENS

Após as ações do Outubro Rosa que destacaram os cuidados com o câncer de mama, o mês de novembro chega para dar visibilidade à campanha Novembro Azul. A conscientização tem como objetivo fortalecer a importância da prevenção das doenças masculinas, em especial, o câncer de próstata.No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. Os levantamentos apontam que a doença atinge 65 mil brasileiros por ano e é responsável por 13,6 mortes para cada 100 mil homens.Embora seja uma enfermidade que atinja principalmente pessoas da terceira idade, é importante que homens de todas as idades fiquem atentos aos fatores de risco pessoais e conversem com seus médicos para a realização de exames que permitam a detecção precoce da doença.Para o Urologista doHospital São Lucas da PUCRS​, Dr. Aloysio Toledo, um dos fatores que mais prejudica um diagnóstico precoce da doença ainda é o tabu relacionado aos exames necessários ao tipo de tratamento: Por ser uma doença silenciosa, hoje o maior aliado dos homens no combate ao câncer de próstata é o diagnóstico precoce.

Como prevenir?

• A melhor forma de prevenir a doença é manter hábitos de vida saudável, ter uma dieta balanceada, praticar exercícios físicos e manter o peso sob controle.
  • Fazer exames preventivos com frequência e comunicar ao médico qualquer tipo de alteração percebida.
  • Homens com mais de 55 anos que queiram prevenir o câncer da próstata devem discutir com seu médico as implicações de realizar o toque retal e a dosagem do antígeno prostáico específico, proteína conhecida como PSA.
​Fonte:Instituto Nacional de Câncer (Inca).​