HSL é selecionado para integrar Rede Nacional de Pesquisa Clínica em Hospitais de Ensino do Ministério da Saúde

Com o objetivo de garantir o desenvolvimento de estudos voltados às políticas de saúde desenvolvidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde (MS) lançou nesta quarta-feira, 28, em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia (MCT), por meio da Chamada Pública MCT-MS- Finep Ação Transversal - Pesquisa Clínica - 04.2005, a Rede Nacional de Pesquisa Clínica em Hospitais de Ensino – RNPC. Entre as instituições selecionadas para integrar os grupos de estudos está o Centro de Pesquisa Clínica do Hospital São Lucas da PUCRS, coordenado por Adriano Chimal. 

O lançamento aconteceu em Brasília e contou com a presença de Chimal e da gerente de Captação de Recursos, Projetos e Inovação, Izadora Silveira. Para o coordenador, a iniciativa traz a oportunidade de reunir esforços em ações prioritárias para a população brasileira. "O estreitamento das relações entre os melhores centros de pesquisa do país possibilita o aumento do intercâmbio entre pesquisadores de diferentes regiões com interesses em comum”, explica. “Essa participação fortalece as conexões estratégicas que são importantes para os negócios, pois quanto mais relacionamentos tivermos e quanto mais fortes forem estes relacionamentos, maiores serão as oportunidades”, completa Izadora.  

O diretor-geral Saulo Mengarda, afirma que o Centro de Pesquisa Clínica vem se destacando, ainda mais, nos últimos anos, principalmente por suas pesquisas de relevância nacional e internacional, como os estudos da vacina contra Covid-19 (Coronavac) e da vacina contra a Dengue, realizadas em parceria com o Instituto Butantan. “Integrar o grupo da RNPC fortalece o nosso trabalho e caminha na direção que acreditamos. A ciência e a tecnologia são ferramentas de futuro e sucesso na área da saúde, portanto, essa cooperação é uma tendência que fortificará, cada vez mais, a pesquisa como fonte de melhorias para necessidades da população”, destaca.