Hospital São Lucas fecha parceria para a condução de estudos clínicos com a empresa farmacêutica Sanofi

Com o objetivo de potencializar os estudos clínicos, por entender que a ciência é o futuro da saúde, o Hospital São Lucas da PUCRS e a Unidade de Estudos Clínicos da empresa farmacêutica Sanofi estreitaram seus trabalhos de colaboração. A partir do mês de janeiro, o Centro de Pesquisa Clínica do HSL passa a ser uma das instituições no programa de parceria para a realização de estudos clínicos em diferentes áreas que facilitará o acesso a medicamentos inovadores de forma mais rápida aos pacientes.

De acordo com a pesquisadora do CPC, pneumologista e professora da PUCRS, Dr. Daniela Cavalet Blanco, a Sanofi já atua em estudos na área da Pneumologia, como as pesquisas voltadas à asma e à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), mas que é importante ampliar o mapa para novas investigações. “Os estudos clínicos podem ser realizados de diversas formas, sendo uma delas em parceria com empresas farmacêuticas”, pontua.

Na prática, a parceria tem como objetivo levar mais estudos clínicos, oferecendo novas formas de tratamento em diversas doenças e, para validar essa ideia, serão desenvolvidos estudos clínicos pelo CPC do HSL. “Como estamos com um alto volume de estudos com a Sanofi na área da Pneumologia, eles têm a perspectiva de continuar tendo esse fluxo de propostas conosco, então montamos uma cooperação para facilitar a condução de novos estudos”, explica Daniela.

Para o diretor geral do HSL, Saulo Mengarda, a instituição vem se destacando na área da pesquisa e potencializando os estudos por entender que esse é o futuro da saúde. “A parceria com a Sanofi vem ao encontro com o nosso reposicionamento e com essa perspectiva de incentivo à tecnologia e à inovação, pois a pesquisa é um passo fundamental na construção desse novo caminho do futuro. Estamos orgulhosos dessa cooperação que vai trazer grandes benefícios à saúde e para população de uma maneira geral”, destaca.