Hospital São Lucas da PUCRS inaugura tecnologia de descontaminação de celulares na UTI Geral

O Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) deu um passo significativo em biossegurança com a implementação do projeto EsterilizaCell, um inovador sistema de descontaminação de celulares utilizando nanoondas UV-C. Esta tecnologia, recém-instalada e já em operação na UTI Geral, promete reduzir a transmissão de bactérias no ambiente hospitalar.

Estudos recentes indicam que celulares podem ser uma fonte significativa de transmissão de bactérias, especialmente aquelas resistentes a antibióticos presentes em UTIs. Este contexto justificou a escolha da UTI Geral do HSL como local de estreia do EsterilizaCell.

O projeto é fruto de uma parceria entre a Hüttech, empresa sediada no Tecnopuc, e a Associação dos Médicos do HSL (AMHSL), e possui certificações ISO 45001 e 17025. Eder Huttner, dentista e um dos pesquisadores responsáveis, destacou a relevância do equipamento em trazer mais segurança para o ambiente hospitalar, que depende cada vez mais de tecnologias como os celulares. O médico anestesista Dr. Regis Borges Aquino também integra a equipe de pesquisa.

A equipe de inovação do HSL celebra a implementação desta tecnologia, que reflete o compromisso contínuo do hospital em promover um atendimento de qualidade, garantindo segurança e eficiência para profissionais e pacientes. Cada avanço, como o EsterilizaCell, reforça a missão do HSL de promover vidas por meio da assistência, ensino e pesquisa em saúde.