Grupo Marista promove evento para enfrentamento e autodefesa contra violência sexual infanto-juvenil

 

Como falar sobre autodefesa contra violência sexual com as crianças, adolescentes e jovens? Essa pode ser uma dificuldade para muitos pais, mães, educadores ou profissionais que trabalham diretamente com o público infantojuvenil.

Mesmo que o tema seja delicado e considerado tabu pela sociedade, é importante que os adultos conversem com as crianças e jovens para que eles se sintam seguros para expressar seus sentimentos e tirar dúvidas com pessoas da sua confiança.

Como estratégia de abordagem, é preciso considerar que o tema deve ser tratado de acordo com a faixa etária de cada criança. A Campanha Defenda-se, criada pelo Centro Marista de Defesa da Infância (Grupo Marista), promove o debate sobre essa temática por meio de uma série de vídeos educativos com linguagem acessível e amigável, apropriados para meninas e meninos entre 4 e 12 anos de idade. As histórias apresentam situações em que as crianças têm condições reais de agir preventivamente, especialmente pelo reconhecimento dos seus direitos e de estratégias que dificultam a ação dos agressores. Conheça mais detalhes aqui.

Evento marista apresenta reflexões sobre autodefesa de crianças e jovens

Para auxiliar responsáveis e educadores a conversarem sobre autodefesa com estudantes e educandos/as, o Centro Marista de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente irá abordar essa temática na 3ª Conferência Marista sobre Enfrentamento à Violência Sexual Infantojuvenil.

O evento online será realizado no dia 27/5, das 18h às 20h, com a participação de painelistas que irão refletir sobre aspectos psicológicos, pedagógicos e jurídicos relacionados à autodefesa e às estratégias de prevenção de violência sexual no ambiente digital. Em breve, mais informações sobre inscrições e a programação do evento.