Fratura-luxação: especialista explica uma das lesões mais graves da região toracolombar

Nesta semana, repercutiu nos veículos de imprensa do país o caso de um aluno de academia que foi atingido na lombar por um aparelho de 150 quilos, evento que comprometeu sua continuidade óssea. Por ser considerada uma das lesões mais graves da região toracolombar pelos profissionais da Saúde, o médico ortopedista e cirurgão da coluna do Hospital São Lucas da PUCRS, Fernando Dannebrock destaca a importância do cuidado na realização de exercícios físicos com uso de aparelhos para evitar o risco de lesão.  

Segunda Dannebrock, a fratura-luxação da coluna toracolombar acontece entre as vértebras T12 e L1, que é a última vértebra da coluna torácica e a primeira da coluna lombar. “A região toracolombar é uma área de transição de uma coluna que é rígida (torácica) para uma coluna móvel (lombar), por isso essa região passa a ser mais suscetível a esse tipo de lesão, que ocasiona um deslocamento de uma vértebra sob a outra e pode causar lesão medular”, explica o especialista.  

Como forma de prevenção, o cirurgião destaca a importância do cuidado na realização de atividades físicas com força para evitar esse tipo de lesão. “É importante seguir um acompanhamento adequado e contínuo, bem como manter a atenção ao operar os aparelhos e preservar a lombar na execução dos exercícios”, finaliza.