Força-tarefa multidisciplinar da PUCRS é formada contra a Covid-19
Profissionais do InsCer, da Escola de Medicina, do Hospital São Lucas e do Tecnopuc integram a missãoMais de 50 profissionais e pesquisadores da PUCRS, incluindo docentes da Escola de Medicina, pesquisadores do Instituto do Cérebro do RS (InsCer) e profissionais do Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc)edo Hospital São Lucas estão mobilizados na busca de soluções para diferentes questões que envolvem a pandemia do novo Coronavírus. O objetivo da iniciativa é promover um apurado posicionamento técnico e científico para o estado do Rio Grande do Sul, frente a todas as incertezas relacionadas ao comportamento da infecção e ao tratamento da patologia do Covid-19. Algumas das medidas emergentes anunciadas pelo grupo são a disponibilização de estruturas da Universidade, como os laboratórios do InsCer, para diagnósticos moleculares e a busca de diagnósticos mais rápidos e de menor custo, estudos de possíveis fármacos com abordagem computacional e em cultura de células, auxílio ao sistema de telemedicina para o Estado, possível uso de terapias avançadas como terapia celular autóloga e análise através de inteligência geoespacial.Além disso, o grupo aderiu a um contínuo status de alerta e disponibilidade para discussão de medidas preventivas à população e aos profissionais da saúde, aos estudos de mecanismos celulares e moleculares, além do apoio aos centros de referência nos diagnósticos de casos suspeitos. Segundo o vice-reitor da PUCRS e coordenador da força-tarefa, Jaderson Costa da Costa,“é chegado o momento de juntos buscarmos estratégias e ações baseadas no conhecimento científico disponível e em pesquisas que desenvolveremos para que resultados a curto prazo possam contribuir para sustar a progressão dessa pandemia e assim proteger nossa sociedade”.A força-tarefa é composta por grupos de trabalho que atendem a diferentes demandas geradas pela expansão do vírus. Confira os vídeos e saiba como cada um está atuando.
- Dados/Inteligência: busca subsidiar estratégias de gestão em health analyctics, por meio de inteligência geoespacial, artificial e plataformas digitais.
- Molecular/Experimental: o objetivo é desenvolver uma metodologia mais barata e ágil para detecção do coronavírus, visando atender a grande demanda da área de diagnóstico.
- Diagnóstico: visa proporcionar um diagnóstico molecular rápido do novo Coronavírus para apoiar as decisões dos médicos, especificamente, no Hospital São Lucas da PUCRS.
- Tratamento:propõe investigar a possibilidade de reposicionamento de fármacos antivirais já conhecidos e que possam auxiliar no tratamento de pacientes com a COVID-19, bem como avaliar a terapia com células tronco. Etapa in silico/in vitro Felipe RodriguesIsadora GhilardiMatheus GrahlGuilherme BritoAllan AlcaráOsmar de SouzaPaula CarusoRodrigo Braun (UFCSPA)Maurício Rigo
- Atendimento remoto médico/saúde mental: busca conectarprofissionais da saúde mental para atender voluntariamente quem está na linha de frente contra o Covid-19.
- EPIs: desenvolve prototipagem e equipamentos para proteção individual (EPIs), tais como máscaras, válvulas e componentes dos respiradores além de outros modelos de equipamentos voltados aos profissionais da saúde.