Especialista alerta para cuidados com os rins nas festas de final de ano

Com a chegada do Natal e das comemorações do Ano Novo, os encontros e festas são momentos de reunir a família e os amigos para celebrar, porém, é preciso ter cautela na hora da alimentação nessas ocasiões. O chefe do Serviço de Clínica Médica do Hospital São Lucas da PUCRS, Giovani Gadonski, alerta para o exagero na ingestão de alimentos gordurosos e bebidas alcóolicas. “Final do ano é sinônimo de festa, mas devemos aproveitar sem sacrificar nossos rins, por exemplo”, explica. 

Para quem não tem um problema renal diagnosticado, é importante manter os órgãos em funcionamento, ou seja, ingerindo a quantidade de água indicada diariamente. “Não precisa nem ser, necessariamente, água pura; sucos naturais, água tônica, isotônicos e água de coco são opções válidas para a hidratação”, ressalta o nefrologista que também pontua que as bebidas alcoólicas não hidratam, apenas estimulam, ainda mais, a urinação.  

“Os pacientes que fazem uso de medicação contínua precisam manter a rotina, pois viagens e mudanças de hábito podem confundir nos horários de consumo”, destaca o especialista. O público com hipertensão deve evitar alimentos ricos em sódio, como a farofa, embutidos, como o queijo e a copa, e assados temperados previamente, como as aves congeladas. Gadonski também sinaliza os cuidados para diabéticos, que precisam resistir a tentação das sobremesas e doces. “Para os que fazem diálise, é preciso lembrar que todo líquido ingerido a mais que o habitual deve ser extraído na sessão seguinte”, finaliza.