Endocrinologista comenta lista de substâncias possivelmente cancerígenas divulgada pela OMS

Um tipo de adoçante artificial conhecido como aspartame foi um dos itens elencados como possivelmente cancerígenos em uma lista divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Para a endocrinologista do Hospital São Lucas da PUCRS, Dra. Janine Alessi, a nova classificação não proibi o consumo do adoçante, já que a quantidade consumida deve ser bastante elevada para causar problemas de saúde, porém é preciso consumir com moderação. 

“O aspartame é popularmente utilizado como adoçantes em bebidas dietéticas e na alimentação. Apesar disso, é importante lembrar que a mesma recomendação indica que a dose de até 40mg/dia para o adoçante parece ainda ser considerada segura”, explica a especialista. A quantidade informada representa cerca de 60 a 80 gotas por dia para um adulto com peso médio.  

Janine afirma ainda que a principal orientação é manter uma alimentação saudável e evitar o consumo de alimentos que podem ser considerados de risco a longo prazo. "É importante cultivar hábitos alimentares saudáveis e procurar orientação médica sempre que necessário”, finaliza a médica. 

Saiba mais 

O Hospital São Lucas conta com um modelo de check-up focado em medicina preventiva e personalizada: o HSL Care. Em um único dia, é possível realizar conjunto completo de exames e, após os resultados, com uma consulta específica para discutir os laudos e programar os próximos passos de uma vida mais saudável. Seguindo protocolos internacionais, os pacientes são recebidos com um acolhimento exclusivo, que inclui coletas laboratoriais, refeições e posterior bateria de exames que atendem à cada necessidade em particular, como tomografia e outros. Mais informações sobre consultas e agendamentos podem ser consultadas pelo telefone (51) 3320-3000 ou WhatsApp (51) 98400-7647.