Dor aguda ou crônica? Aprenda a identificar a diferença

Cerca de 80% da população terá, ao longo da vida, algum tipo de dor nas costas, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. De forma geral, existem dois tipos de dor: aguda e crônica, sendo a principal diferença o tempo de evolução dos sintomas. A dor aguda possui um quadro com duração de até 30 dias; enquanto a dor crônica tem um panorama de apresentação de mais de três meses.

Fernando Dannebrock, ortopedista e traumatologista do Hospital São Lucas da PUCRS, explica que, no que diz respeito a coluna, a principal patologia relacionada à dor aguda é a hérnia de disco. Já a dor crônica normalmente está ligada a problemas de deformidades, como a escoliose e o aumento da cifose. “Como formas de tratamento para ambos os casos estão analgesia, com uso de anti-inflamatórios, fisioterapia, pilates, reeducação postural global (RPG) e, em casos específicos, cirurgia na coluna”, ressalta.

Os principais fatores de risco que podem influenciar no desconforto são: má postura e esforço repetitivo. Para identificar o tipo de dor, é importante a procura por um médico especialista, que fará a avaliação do quadro e indicará o tratamento mais adequado.

Saiba mais

O Serviço de Ortopedia e Traumatologia do HSL (SOT PUCRS) é referência em Porto Alegre desde 1973. Além da excelência assistencial, o serviço ocupa posição de destaque no Brasil como centro de ensino e referência para casos complexos. Informações sobre consultas e agendamentos podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320-3200, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.