Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos: entenda a importância e como ser um doador

O Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, também conhecido como Setembro Verde, é uma campanha de conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. O transplante de órgãos pode ser, na maioria das vezes, a única oportunidade de vida ou a chance de um recomeço para pessoas que necessitam de doação. 

De acordo com o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) é responsável pelo maior programa público de transplante do mundo, realizando cerca de 87% dos transplantes de órgãos no Brasil. Apesar disso, a espera por órgãos ainda é longa, com cerca de 60 mil brasileiros na esperança de um transplante. Por isso, é importante que a população se conscientize da importância de ser um doador, o qual pode salvar até oito vidas. O transplante é um procedimento cirúrgico que consiste na reposição de um órgão, que pode ser coração, fígado, pâncreas, pulmão e rim, ou de tecido, como medula óssea, ossos e córneas, de uma pessoa doente (receptor).  

A doação de órgão ou tecido saudável é realizada de um doador que já tenha ido ao óbito ou, se a pessoa concorde com a doação e não prejudique a sua própria saúde, de um doador vivo. No Hospital São Lucas da PUCRS, há uma equipe referência para o transplante renal, além de possuírem outros hospital no Rio Grande do Sul e no Brasil que trabalham diretamente para que a vida seja sempre a prioridade.