Dia Mundial e Nacional da Psoríase: entenda o que é, quais são os sintomas e como tratar a doença crônica

Na foto, Clarissa Pratti

Neste sábado, 29 de outubro, celebra-se o Dia Mundial e Nacional da Psoríase, uma data para reforçar a conscientização, o tratamento e o combate ao preconceito relacionados à doença autoimune. Caracterizada pela presença de manchas avermelhadas, escamosas, que acometem principalmente joelhos, cotovelos e couro cabeludo, a psoríase é muito frequente no Brasil, tendo a prevalência de cerca de 2% da população, o que representa quase 5 milhões de brasileiros, de acordo com dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Segundo a dermatologista do Centro de Tratamento de Doenças Autoimunes do Hospital São Lucas da PUCRS, Clarissa Pratti, a psoríase tem uma tendência genética familiar, que, a partir de infecções, medicações ou situações de estresse, desencadeia os sintomas. “Com isso, as lesões se sucedem e acabam interferindo na qualidade de vida dos pacientes”, explica. O tratamento da doença pode ser realizado com medicações tópicas, fototerapia, imunossupressores ou imunobiológicos.

“É importante fazer o acompanhamento adequado para que a qualidade de vida do paciente seja recuperada e que o processo inflamatório não propicie grandes interferências em outros aspectos, como no sistema cardiovascular”, ressalta a especialista. “O tratamento leva ao controle da psoríase, mas não à cura, portanto é possível conviver com a doença com uma qualidade de vida muito superior em relação ao passado, devido a evolução dos procedimentos”, completa.

Artrite psoriásica

Além de cometer a pele, a psoríase também pode afetar as articulações, ocasionando a artrite psoriásica, que atinge entre 20 e 40% dos pacientes com psoríase. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, tanto homens quanto mulheres diagnosticadas com psoríase podem ter dor ou inflamação nas articulações. Os principais fatores que elevam o risco de um paciente com psoríase desenvolver artrite são: presença de lesão nas unhas, envolvimento cutâneo mais extenso, relacionado a área da pele afetada, e o histórico familiar de artrite psoriásica.

Para o reumatologista do HSL, Deonilson Ghizoni Schmoeller, os casos de artrite psoriásica costumam ser relatados pelos pacientes cerca de sete anos após o diagnóstico de psoríase. O especialista explica que existem cinco formas de apresentação da artrite, são elas: forma oligoarticular, que atinge grandes articulações como joelho e tornozelos; forma poliarticular, quando a inflamação lesiona várias partes ao mesmo tempo; acometimento das articulações distais dos dedos das mãos, que fere, principalmente, as regiões próximas das unhas; forma mutilante, que provoca lesões nas juntas, com maior destaque nas mãos e nos pés; e envolvimento preferencial da coluna, que é a forma mais rara da doença, a qual causa dor constante na coluna vertebral.

Equipe multidisciplinar de cuidados

O Centro de Tratamento de Doenças Autoimunes do HSL conta com uma equipe multidisciplinar com profissionais renomados da área de Dermatologia, Reumatologia, Neurologia, Pneumologia e Gastroenterologia. Com ampla experiência, os especialistas realizam o tratamento de doenças como Esclerose Múltipla, Psoríase, Artrite reumatoide, Vitiligo, doença de Crohn e Lúpus. Além da estrutura para consultas e exames específicos, o espaço possui um espaço para infusão ou aplicação subcutânea de medicamentos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320-3868 ou pelo WhatsApp (51) 98502-1128.