Dia Mundial do Coração: dicas de como envelhecer bem e com o coração saudável

As doenças cardiovasculares são responsáveis pela maioria dos casos de morte no Brasil e no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Para atentar a população sobre a importância da prevenção e de realizar os tratamentos necessários, a entidade criou o Dia Mundial do Coração, comemorado nesta quinta-feira, 29.

O chefe de Serviço do + Cardio do Hospital São Lucas da PUCRS, Dr. Paulo Caramori, alerta que pessoas com hábitos saudáveis têm a tendência de envelhecerem bem e com o coração sadio, porém há questões pontuais como idade e genética que podem influenciar em problemas cardiovasculares. “Mesmo que a pessoa faça sempre tudo de forma correta, eventualmente vai precisar da ajuda da ciência e da tecnologia para resolver alterações. Entretanto, quem não tiver os cuidados precocemente tem a tendência de adoecer mais cedo”, explica.

Aos 83 anos, um cardiologista é um paciente exemplar

Como exemplo de vida saudável, Caramori cita a história do cardiologista do HSL, Dr. Bernardo Sukienik, que é seu paciente. “O Bernardo é um caso muito interessante, pois ele sempre se cuidou, fez atividade física e teve uma boa alimentação, mas, com o passar do tempo, teve um problema proveniente da idade”, ressalta Caramori.

Aos 83 anos, Sukienik possui uma válvula aórtica no ventrículo esquerdo do coração e descobriu a obstrução por meio de seus exames de rotina. “Eu não sentia nada e muitas vezes o fato de sentirmos nada não quer dizer que não possamos ter algo. O exame preventivo pode preceder o aparecimento de alterações ou até mesmo precaver mortes súbitas”, conta.

Para o paciente, é importante ter uma vida saudável e ter moderação no consumo de frituras, bebidas alcoólicas e carnes vermelhas. Além disso, Sukienik destaca que o melhor exercício para ser feito é o que gostamos e fazemos com vontade. “Assim, eu estou no auge da minha vida profissional e com o consultório ‘bombando’”, complementa com felicidade.

Caramori concorda que a prevenção primordial é essencial. “Os hábitos saudáveis devem começar desde cedo e precisam fazer parte da nossa rotina. Não existe uma idade padrão para começar com esses cuidados”, afirma. O especialista detalha que, com o passar da idade, alguns cuidados precisam ser levados com mais importância e isso também vai depender dos fatores de risco que a pessoa venha desenvolver, como histórico familiar de doença cardíaca, diabetes, colesterol elevado e hipertensão.

Dicas para manter o coração saudável

- Não ter excesso de peso

- Evitar o consumo de alimentos ultra processados

- Não consumir sal em grande quantidade

- Manter atividade física e alimentação saudável

- Controlar a pressão arterial

- Monitorar o colesterol

- Cuidar dos casos de diabetes na família; pré-diabéticos devem procurar tratamento, também