Dermatologista do HSL participa do 31º Congresso da EADV: projetando o futuro da Dermatologia e Venereologia

Clarissa Pratti, dermatologista do Centro de Tratamento de Doenças Autoimunes do Hospital São Lucas da PUCRS, participou na última semana do 31º Congresso da EADV: Projetando o futuro da Dermatologia e Venereologia, em Milão (IT). O evento é realizado pela European Academy of Dermatology and Venereology (EADV) se encerrou no sábado, 10.

Com mais de 600 palestrantes em mais de 170 sessões, a iniciativa apresentou pesquisas de alta qualidade em dermatologia e venereologia. A especialista destaca que participar do evento é uma forma de renovar os conceitos a respeito das doenças autoimunes e a inter-relação com outras patologias que afetam o corpo, como nas articulações e no trato gastrointestinal, por exemplo. “Além disso, é muito importante para o meu dia a dia estar em contato com meus colegas de profissão e os principais líderes e professores do assunto”, ressalta Clarissa.

“Atendo todos os aspectos da dermatologia e o congresso contribui para o meu raciocínio diagnóstico, mas, principalmente, terapêutico de psoríase, hidradenite, alopecia areata, vitiligo e urticária crônica”, explica. Clarissa conta que assistiu à uma palestra a respeito de uma abordagem holística, que já faz com os seus pacientes, mas que incluirá na sua anamnese “perguntas chaves como a complexidade da doença e expectativa com o tratamento, pois sempre pode melhorar em benefício a todos eles”, completa.

Mais informações

O HSL conta com um Centro de Tratamento de Doenças Autoimunes, o qual possui renomados profissionais da área que atendem com ampla experiência e acolhimento pacientes com doenças como esclerose múltipla, psoríase, artrite reumatoide, vitiligo, doença de Crohn e lúpus. Além da estrutura para consultas e exames específicos, o local possui um confortável espaço para infusão ou aplicação subcutânea de medicamentos. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 98502-1128.