Coragem e profecia é o tema da Semana Vocacional Marista 2023

Em agosto, a Igreja Católica do Brasil celebra o Mês Vocacional. A comemoração foi instituída pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na década de 80 e, desde então, católicos de todo o país são convidados vivenciarem esse mês como um período de reflexão sobre o seu projeto de vida e caminhada vocacional.

O Papa Francisco no 59º Dia Mundial de Oração pelas Vocações (2022), compara a vocação ao “escultor divino" que, com suas mãos, nos faz sair de nós mesmos, para que se delineie em nós a obra-prima que somos chamados a ser. Assim Deus nos vê: “naquela jovem de Nazaré, viu a Mãe de Deus; no pescador Simão, viu Pedro, a rocha sobre a qual podia construir a sua Igreja. Essa é a dinâmica de cada vocação: somos alcançados pelo olhar de Deus, que nos chama, e não é uma experiência extraordinária reservada a poucos", afirma Francisco.

Como maristas, entendemos que a vocação é um chamado à felicidade e um projeto de vida em plenitude. Toda pessoa deveria desenvolver a capacidade de ler os acontecimentos da vida e identificar o que precisa fazer para cuidar e gerar a sua vida.

Semana Vocacional Marista

Atento aos apelos da Igreja e a necessidade de cada ser humano refletir sobre a sua caminhada pessoal, os maristas do Brasil também celebram o mês de agosto fazendo orações, atividades e formações sobre a temática das vocações.

A Semana Vocacional Marista 2023 tem como tema: Vocação Marista: coragem e profecia e lema: Ousemos dizer sim! O texto-base deste ano explica que a coragem e a profecia são elementos presentes desde o início da história Marista. “Imbuído e consciente da presença de Deus em sua vida, já em sua adolescência, Marcelino Champagnat ainda que sem muita certeza, não deixou de responder, de maneira ousada, sim ao chamado escutado: “Deus o quer". A bravura de Champagnat é fruto de sua profunda intimidade com Deus" (UMBRASIL, 2023, p.2).