Bruxismo: entenda o transtorno que afeta 40% da população brasileira

Caracterizado como uma atividade involuntária dos músculos mastigatórios, o bruxismo afeta cerca de 40% da população brasileira e apresenta-se de duas formas distintas: noturno, sendo o tipo mais comum do transtorno, e diurno. As causas da condição ainda são desconhecidas, mas especialistas relatam que elas podem estar relacionadas com estresse, ansiedade, fatores hereditários, uso de medicações ou refluxo esofágico não tratado.

De acordo com a especialista em Reabilitação Oral e Estética do Hospital São Lucas da PUCRS, Adriana Sesti Paz, com o encerramento do ano, as pessoas tendem a ter uma elevação nos níveis de estresse, o que pode levar ao diagnóstico de bruxismo. “Alguns pacientes não apresentam sintomas, mas têm manifestações clínicas como desgastes dentários ou fraturas; outros terão sinais como dor de cabeça, desconforto na articulação temporomandibular e no masseter e dores cervicais, assim como zumbido no ouvido e cansaço ao acordar”, explica.

Até o momento não existe cura para o bruxismo, mas existem tratamentos que podem melhorar a qualidade de vida dos pacientes que possuem o transtorno, como o uso de placas miorrelaxantes, botox, fisioterapia e ortodontia. O bruxismo pode ser prevenido por meio da introdução de atividades físicas na rotina diária, redução de sobrecarga de tarefas, terapias psicológicas e diminuição do uso de telas pelo menos uma hora antes de dormir.