AIT: entenda o que é a alteração da função cerebral que antecede o acidente vascular cerebral

O ataque isquêmico transitório (AIT) acontece da mesma forma que ocorre o acidente vascular cerebral (AVC), quando o cérebro fica sem fluxo sanguíneo em alguma região devido ao entupimento de uma artéria. A diferença entre as condições está no desenvolvimento de lesões, as quais do AIT são temporárias e do AVC são permanentes.  A alteração da função cerebral acontece por consequências de arritmias cardíacas, problemas de circulação sanguínea e placas de colesterol nos vasos sanguíneos.

Com sintomas similares de um AVC, o ataque isquêmico transitório causa perda de força nos braços e nas pernas, desvio da boca para um dos lados, dificuldade para se comunicar e problemas de equilíbrio. De acordo com o neurologista do Hospital São Lucas da PUCRS, Guilherme Vanik Pinto, devido à semelhança de sinais entre as condições, o início do diagnóstico acontece de forma similar. “Vamos saber se foi um AIT, pois o paciente vai evoluir o quadro sem apresentar lesões. A partir disso, faremos a observação do paciente e o tratamento preventivo até ter o detalhamento do caso”, explica.  

Para o especialista, quando um paciente apresenta sintomas de AIT, é preciso monitorar o quadro constantemente, pois o índice de pessoas que têm um AVC nas primeiras 48 horas após o primeiro alerta é alto. “O ataque isquêmico transitório é um aviso prévio do acidente vascular cerebral. Os sintomas costumam aparecer em pessoas acima dos 50 anos de idade e que possuem fatores de risco como obesidade, tabagismo e diabetes”, destaca. “A prevenção ao AIT é feita por meio de uma dieta saudável, atividade física regular, controle de pressão alta, diabetes e colesterol, evitar o tabagismo e não ingerir bebida alcoólica em excesso”, finaliza.