O Hospital São Lucas da PUCRS, em parceria com a ANADEM/R-Crio, é o primeiro Centro de Referência em coletas de células-tronco mesenquimais do Brasil. A parceria possibilita a criopreservação deste tipo de célula, que possui grande capacidade de multiplicação e plasticidade (capacidade de mudar de forma) e tem alto poder de regenerar os mais diversos tipos de tecidos e órgãos lesados, além de expressiva capacidade anti-inflamatória. Estas células podem ser encontradas em diversas partes do corpo, como polpa dentária, tecido adiposo e área musculoesquelética, entre outras e podem ser usadas pela própria pessoa ao longo da vida no tratamento de doenças.

A coleta das células ocorre no Espaço Saúde Marcelino Champagnat, em nível ambulatorial, sem a necessidade de internação, de três maneiras:

Coleta no palato (céu-da-boca), com procedimento é simples, feito em cerca de dez minutos e com anestesia local.

Coleta através do tecido adiposo, realizado pelo cirurgião plástico Dr. Marcelo Maino. A coleta de células-tronco por essa via pode ser feita de forma secundária à cirurgia estética/reparadora previamente agendada, como na lipoaspiração ou abdominoplastia. Além disso, um procedimento exclusivo pode ser agendado.

Coleta das células por dente de leite, realizada em crianças, com autorização prévia dos pais em formulário próprio.

 

O procedimento deve ser agendado com sete dias de antecedência e o material biológico é encaminhado para a sede da empresa R. Crio, em Campinas (SP), onde passa por ensaios de qualidade e criopreservação (congelamento em nitrogênio líquido a 196ºC negativos), e fica, assim, disponível para uso autólogo (para o próprio paciente) em terapias avançadas. Não há idade específica ou limite para a técnica.

 

Para agendar uma coleta ou obter mais informações sobre o procedimento, que será feito de forma particular, os interessados podem enviar uma mensagem para o whatsapp 51. 98502.1128 ou ligar para 3320.3865.

novidades em destaque