205 anos de compromisso com a missão marista

Fundação da missão marista no mundo é celebrada em 2 de janeiro

Em janeiro de 1817,  Marcelino Champagnat dava início a história marista no mundo. Em 2022, celebramos 205 anos de uma missão construída a partir de um sonho de evangelização, cuidado e fraternidade que hoje se materializa em nossas ações e dão sentido ao nosso compromisso diário.

O começo dessa história

Antes de ser conhecido como Instituto Marista, o projeto de educação e evangelização de São Marcelino iniciava na região de La Valla, na França, com o nome de Pequenos Irmãos de Maria. Alguns anos depois, em 1863, a Santa Sé reconheceu a obra marista como Instituto autônomo com direito pontifício. Na ocasião, iniciava a nomeação como Irmãos Maristas das Escolas (FMS).

Um sonho sem fronteiras

Com mais de um bicentenário de história, o legado marista hoje é vivo em diversos locais do mundo, atuando em diferentes frentes com um mesmo objetivo: evangelizar através da educação em busca de uma realidade mais justa e solidária. No decorrer dos anos o carisma marista se multiplicou e hoje é organizado de acordo com seis regiões geográficas. Nós da Rede Marista, fazemos parte dessa missão inserida na Região América Sul – que consiste na união de mais outras cinco Unidades Administrativas localizadas no Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Peru, Chile e Bolívia.

Compromisso com uma missão

Neste ano que inicia, reconhecemos que somos parte essencial para dar continuidade a essa história bicentenária. Que possamos celebrar juntos essa data, iluminados pela Boa Mãe e com esperança no sonho de Champagnat.